O Exorcismo de Emily Rose / The Exorcism of Emily Rose


Nota: ★★★☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Um filme acima da média, valorizado pelos bons atores – o inglês Tom Wilkinson e a americana Laura Linney, sempre bons – e que trata de um assunto sério e extremamente controverso, o exorcismo, de forma séria.

 Tom Wilkinson faz o papel de um padre correto e bem intencionado, que é chamado para fazer um exorcismo em uma jovem  católica, a Emily Rose do título (Jennifer Carpenter), que tem todos os sintomas de estar possuída pelo demônio. Isso acontece não no século XVII, mas sim agora, atualmente, nesta era em que não há muito espaço para fé e religião.

A moça acaba morrendo, e o padre é acusado de homicídio por negligência. Uma advogada ambiciosa, que não crê em religião (o papel de Laura Linney), é encarregada da defesa dele.

A moça que faz o papel de Emily Rose, Jennifer Carpenter, está extraordinária. Nunca tinha ouvido falar nela, e aparentemente esta foi sua melhor oportunidade, seu melhor papel.

Segundo o AllMovie, o filme foi inspirado na história real de Annaliese Michel, uma jovem alemã que morreu em 1976 depois que padres em Wurzburg passaram oito meses tentando exorcizar os demônios de seu corpo.

Ainda segundo o AllMovie, o filme teve um inesperado sucesso nas bilheterias americanas, e transformou o diretor Scott Derrickson num nome que passou a ser procurado pelos estúdios. Em 2008, ele finalizava uma refilmagem do clássico de Robert Wise dos anos 50, O Dia em que a Terra Parou/The Day the World Stood Still.

Estranho. O sucesso se deveu – só pode ser isso – à fascinação de parte das platéias americanas por filmes de terror. Mas este não é um filme de terror: me pareceu, ao contrário, um filme sério, adulto.

O Exorcismo de Emily Rose/The Exorcism of Emily Rose

De Scott Derrickson, EUA, 2005.

Com Tom Wilkinson, Laura Linney, Jennifer Carpenter, Campbell Scott

Roteiro Paul Harris Boardman e Scott Derrickson

Música Christopher Young

Produção Screen Gems

Cor, 119 min. (Tem uma versão de 122 min.)

***

0 Comentários para “O Exorcismo de Emily Rose / The Exorcism of Emily Rose”

  1. olá, Sérgio!
    Gosto bastante deste filme. Tenho certa quedinha por filmes de terror, mas aqueles mais elaborados (como este, como Os outros, por exemplo) não os trashes e meramente comerciais. Neste filme, me impressiona saber que a história se baseia em fatos reais e os atores, estão excelentes!
    abraço

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *