O Aniversário / The Anniversary


Nota: ★☆☆☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Uma besteria, que, embora baseada numa peça de teatro, parece ter sido feita apenas para aproveitar a fama e a cara de má de Bette Davis. Para piorar ainda mais a cara de malvada, puseram-lhe um tapa-olho, e ela fica parecendo um pirata da perna de pau.

A estrela faz uma megera, matriarca de uma família de três filhos imbecis, todos trabalhando sob as ordens dela numa empresa de construção deixada pelo marido. O aniversário do título é o do falecido, e a matriarca reúne toda a família – filhos, noras, netos – apenas pelo prazer de infernizar a vida de todos.

Foi o segundo dos dois filmes que Bette Davis fez na Inglaterra nos anos 60, depois de ficar estigmatizada em filmes de suspense-terror. Em 1962, tinha feito O Que Terá Acontecido a Baby Jane?What Ever Happened to Baby Jane?, ao lado de outra grande estrela dos anos de ouro de Hollywood, Joan Crawford; em 1965, fez Com a Maldade na Alma/Hush… Hush, Sweet Charlotte, ao lado de outra veterana, Olivia de Havilland, os dois dirigidos por Robert Aldrich. Depois desses é que vieram os dois filmes na Inglaterra – Nas Garras do Ódio/The Nanny, também de 1965, e este aqui, de 1968.

O anterior ainda tem méritos – bons atores mirins, uma história envolvente, interessante, com suspense e grande reviravolta. Neste aqui o diretor Roy Ward Baker tentou a velha fórmula inglesa de misturar humor negro com crime, mas errou totalmente a mão. Não há qualquer graça em nada, e os personagens todos são absolutamente desprezíveis, desinteressantes, chatos de galocha.

O Aniversário/The Anniversary

De Roy Ward Baker, Inglaterra, 1968.

Com Bette Davis, Sheila Hancock, Jack Hedley

Roteiro Jimmy Sangster

Baseado na peça de Bill MacIlwraith

Produção Hammer, distribuição 20th Century Fox

P&B, 95 min

Um comentário para “O Aniversário / The Anniversary”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *