Glory Road


Nota: ★★☆☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: O filme se baseia em história real, e mostra muito da chaga do preconceito racial nos Estados Unidos já pós Martin Luther King e pós toda a luta pelos direitos civis.

Treinador contratado por uma universidade do Texas em 1966 tem a ousadia de montar um time de basquete com vários negros. Na final de um campeonato, ousa mais ainda: coloca em campo, para começar a jogar, só negros.

O filme é bastante bem feito e parece que reconstitui com fidelidade a história e até mesmo as jogadas das partidas mais importantes. Jon Voight faz o treinador do time adversário na final, um racista nojento.

É interessante pensar agora, no final de 2008, com Barak Obama eleito presidente, que essa pequena vitória contra o racismo nos Estados Unidos foi conseguida por um técnico de basquete a serviço de uma universidade do Texas, esse Estado tão complexo e tão cheio de racismo, exatamente o Estado de Lyndon B. Johnson, essa figura tão controversa, que afundou o país na guerra do Vietnã mais do que seu tão incensado antecessor havia feito, mas também foi o cara que assinou as leis federais que baniram oficialmente todos os tipos de segregação.

Quando avança, o mundo avança muito devagarzinho, e por caminhos que muitas vezes não são os óbvios, os previsíveis. Quem poderia prever, por exemplo, que o primeiro presidente da República do Brasil dito, autoproclamado operário, de “esquerda”, fosse permitir e até incentivar que este país passasse oficialmente a ter, em vez de pessoas que nascem iguais e merecem os mesmos direitos, cidadãos pretos contra brancos, uns merecendo mais do que os outros?  

Glory Road

De James Gartner, EUA, 2006.

Com Josh Lucas, Jon Voight, Emily Deschanel

Roteiro Chris Cleveland e Bettina Gilois

Música Trevor Rabin

Produção Glory Road, Jerry Bruckenheimer, Walt Disney Pictures, Texas Western Productions

Cor, 118 min.

**

2 Comentários para “Glory Road”

  1. gostaria de saber se esse fime tem consigo frases “Se sentar no fundo do onibus por muito tempo vai pensar que o seu lugar é lá.” É de um filme sobre essas mesmas características e estou procurando pois assisti há uns anos porém já estava no final e não lembro o nome.é sobfre basquete, preconceito racial. obrigada

  2. Cara Simone, não me lembro se há no filme essa frase que você cita. Mas pode ser que ela seja dita no filme, sim. Não me lembro de outro filme sobre basquete e preconceito racial.
    Desculpe por não poder ajudá-la.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *