Em Direção ao Sul / Vers le Sud


Nota: ★★½☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Triste, amargo filme sobre mulheres de meia idade de países ricos que vão fazer turismo sexual no miserável Haiti do Papa Doc no final dos anos 70.

A sempre competente e veterana Charlotte Rampling faz o papel de Ellen, uma professora de literatura francesa já veterana no ritual de passar as férias em um hotel diante do mar belíssimo do Caribe e pagar uns poucos dólares por rapazes do lugar. No verão focalizado no filme, seu objeto de atenção é Legba, rapagão bonito, corpo saradão – que se divide entre Ellen e Brenda (Karen Young), uma loura quarentona da Geórgia. Ellen terá problemas para esconder seu ciúme e sua frustração. Legba, por sua vez, terá problemas com os tonton macoute, os policiais da ditadura sanguinária.

O filme se baseia em histórias de Dany Laferrière, um haitiano-canadense. O diretor francês Laurent Cantet é um queridinho da crítica e dos festivais; coleciona 20 prêmios e sete indicações, numa filmografia de sete obras.  

O crítico Andrew Bailey acerta quando diz, no livro Cinema Now, que os personagens demonstram uma “sensação de desespero crescente”, e que “o espectro sufocante e indiferente do dinheiro paira sobre essas almas em conflito, condenando-as à tragédia à medida em que se apercebem que a economia é a derradeira mão que lhes guia o destino”.

Em Direção ao Sul/Vers Le Sud

De Laurent Cantet, França-Canadá, 2005.

Com Charlotte Rampling, Karen Young, Louise Portal, Ménothy Cesar

Roteiro Robin Campillo e Laurent Cantet

Baseado na novela La Chair du Maître, de Dany Laferrière

Cor, 108 min

**1/2

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *