Diamante de Sangue / Blood Diamond


Nota: ★★★☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Ótimo, competente thriller denunciando o comércio ilegal de diamantes que espalha ainda mais violência na África.

Junto com O Jardineiro Fiel, a bela produção internacional dirigida por Fernando Meirelles, este é um dos bons filmes recentes que expõem a trágica, absolutamente desumana situação no mais miserável dos continentes, e mostra como os países e corporações do Primeiro Mundo continuam, décadas depois do fim do colonialismo, a piorar ainda mais a vida daqueles povos.

 A ação se passa em Serra Leoa; Salomon (Djimon Hounsou), um nativo que é obrigado por um grupo armado a se separar da família e a trabalhar como escravo na procura por diamantes, descobre uma pedra extraordinária, de valor incalculável, e consegue fugir com ela. Sua vida vai se cruzar com a de um mercenário sul-africano, Danny (Leonardo DiCaprio, bom ator apesar, ou além, da cara bonita) e a de uma jornalista americana, Maddy (a maravilhosa, extraordinária Jennifer Connelly), que investiga os “diamantes de sangue”, o comércio ilegal de pedras preciosas que alimenta grupos armados e guerras tribais.  

O filme teve cinco indicações ao Oscar, inclusive ator para Leonardo DiCaprio e coadjuvante para Djimon Hounsou; ganhou ainda outros cinco prêmios e teve mais 14 indicações. Esse diretor Edward Zwick já tinha feito recentemente um outro bom filme, que tem ação mas tem também idéias e denúncias, O Último Samurai.

 A trilha sonora do incansável James Newton Howard (o cara assina uma trilha por ano, sem parar, e já compôs para mais de cem filmes e/ou episódios, em uma carreira de 24 anos) é muito impressionante; parece que baixou um espírito africano nesse californiano da gema.

Diamante de Sangue/Blood Diamond

De Edward Zwick, EUA-Alemanha, 2006.

Com Leonardo Di Caprio, Djimon Hounsou, Jennifer Connelly

Roteiro de Charles Leavitt

Baseado em história de Charles Leavitt e C. Gaby Mitchell

Fotografia Eduardo Serra

Música James Newton Howard

Produção Warner Bros.

Cor, 143 min.

***

2 Comentários para “Diamante de Sangue / Blood Diamond”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *