As Torres Gêmeas / World Trade Center


Nota: ★★★☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Numa daquelas entrevistas promocionais feitas para a TV, Oliver Stone disse que ele quis fazer neste As Torres Gêmeas/World Trade Center um filme sem política – ele, o diretor político de JFK e Nixon, só para lembrar de alguns, talvez o diretor mais político do cinema americano nos últimos anos.

E o fato é que ele conseguiu fazer um filme sem política ao filmar um dos acontecimentos políticos mais marcantes de toda a história da humanidade.

Com base em relatos de dois policiais que ficaram soterrados durante horas nos escombros do World Trade Center, e nos de suas mulheres, o filme reconstituiu os fatos do 11 de setembro quase como um documentário (como seria feito também no filme Vôo United 93), sem politizar nada – é só o lado humano de quem passou pelo inferno e foi literalmente até as profundezas dele. O filme acompanha passo a passo como aquelas pessoas sobreviveram horas nos escombros, os trabalhos de resgate, e a angústia de suas famílias em casa.

Foi uma bela decisão, uma bela sacada, essa de Oliver Stone. É um ótimo filme, talvez um dos melhores de toda a carreira polêmica dele. É extremamente sensível, e extremamente bem feito. 

Como não poderia deixar de ser, o 11 de setembro deu origem a muitos filmes bons. Os de Wim Wenders, Medo e Obsessão/Land of Plenty, e de Sidney Lumet, Strip Search – que fizeram a opção contrária à de Stone, e politizaram profundamente a reação ao trauma – são extraordinários.

Uma coincidência interessante é que a jovem e talentosa Maggie Gyllenhaal está neste filme aqui e também no de Lumet, Strip Search. Neste filme de Oliver Stone ela faz a mulher de um dos protagonistas que fica preso sob os escombros das Torres Gêmeas; em Strip Search ela faz a jovem turista americana que é submetida a um interrogatório brutal e torturante em uma prisão chinesa, ao mesmo tempo em que uma oficial americana (Glenn Close) interroga da mesma maneira, usando os mesmos métodos, um jovem de origem árabe.

As Torres Gêmeas/World Trade Center

De Oliver Stone, EUA, 2006.

Com Nicolas Cage, Michael Peña, Maria Bello, Maggie Gyllenhaal Armando Riesco,

Roteiro Andrea Berloff, com base nos relatos de John McLoughlin, Donna McLoughlin, William Jimeno e Allison Jimeno

Música Craig Armstrong

Cor, 129 min

3 Trackbacks

  1. Por 50 Anos de Filmes » Ato Terrorista / The War Within em 26 fevereiro 2010 às 11:21 pm

    […] lembrar quais são os outros filmes sobre o 11 de setembro ou inspirado por ele: As Torres Gêmeas/World Trade Center, de Oliver Stone; Medo e Obsessão/Land of Plenty, de Wim Wenders; Strip Search, de Sidney Lumet; […]

  2. Por 50 Anos de Filmes » Vôo United 93 / United 93 em 13 junho 2010 às 3:17 am

    […] em 2007, com complemento em 2008: Da mesma safra de As Torres Gêmeas/World Trade Center, de Oliver Stone, e bom como […]

  3. […] e tripulação, para reconstituir o que aconteceu em um dos aviões tomados pelos terroristas. As Torres Gêmeas, de Oliver Stone, também de 2006, se baseou nos relatos de policiais que ficaram soterrados […]

Postar um Comentário

O seu email nunca é publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

*
*