Apenas um Beijo / Just a Kiss ou Ae Fond Kiss


Nota: ★★★☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: O eterno comunista Loach é incansável. Beirando os 70 anos, faz pelo menos um filme a cada ano.

Aqui, focaliza os preconceitos raciais, dos dois lados, que atormentam a história de amor de uma jovem escocesa e um filho de imigrantes muçulmanos do Paquistão. Um filme simples e tocante.

Casim Khan (Atta Yakub) nasceu e cresceu na Escócia, filho de  família muçulmana originária de Punjabi, na Índia. Quando conhece a jovem Roisin Hanlon (Eva Birthistle), uma loura escocesa puro-sangue, professora de música, é paixão à primeira vista, recíproca. Mas os dois jovens enfrentarão a partir daí a oposição cerrada de todos que os cercam. Os pais do jovem imigrante já haviam acertado o casamento de Casim com sua prima Jasmine (Sunna Mirza), e não admitem a possibilidade de ele não cumprir a palavra empenhada por eles – quanto mais para ficar com uma escocesa. Roisin, por seu lado, enfrenta duro preconceito na escola católica onde quer ensinar.  

O que o filme de Loach realça, deixa claro, é o absurdo anacromismo de uma coisa destas – admissível na Verona do século XVI de Romeu e Julieta – estar existindo ainda hoje, num país altamente civilizado, democrático, aberto. Não conseguimos avançar nada, desde os tempos da briga entre os Capuleto e os Montecchio.

O filme foi exibido e premiado no Festival de Berlim; teve, em festivais mundo afora, sete prêmios e outras 11 indicações.

Apenas um Beijo/Just a Kiss/Ae Fond Kiss

De Ken Loach, Inglaterra, 2004.

Com Atta Yakub, Eva Birthistle, Shy Ramsan, Sunna Mirza

Roteiro Paul Laverty

Produção Bianca Film

Cor, 104 min.

2 Comentários para “Apenas um Beijo / Just a Kiss ou Ae Fond Kiss”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *