A Face Oculta da Lei / Dark Blue


Nota: ★★½☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: Um policial acima da média. A ação acontece nos dias em que estão para ser julgados os policiais brancos que foram filmados espancando brutalmente  o negro Rodney King, junto de uma autopista em Los Angeles, em 1992.

A cidade está para explodir com a violência racial que porá fogo, literalmente, em diversos bairros assim que os policiais forem inocentados.

Esse cenário real é muito mais que o mero pano de fundo para o desenrolar da história de Eldon Perry (Kurt Russell), um policial violento e corrupto, que descobre que a corrupção dele é fichinha perto do que acontece em torno dos chefões dele. A descida de Eldon Perry aos infernos vai se interligando, se misturando, se confundindo com as conseqüências do caso real de Rodney King – que aparece em diversas cenas de vídeos reais da época, o que é espetacular.

Como funciona perfeitamente essa junção da história específica do personagem fictício Eldon Perry com a explosão dos conflitos raciais em Los Angeles a partir do episódio real do espancamento de Rodney King, fica muito estranho saber que a história original não tinha nada a ver com os fatos que incendiaram Los Angeles em 1992.

Mas é a verdade. O iMDB informa que James Ellroy escreveu a história não para um livro, mas diretamente como um roteiro para o cinema; chamava-se originalmente The Plague Season, ficou em desenvolvimento durante oito anos, e abordava, como pano de fundo, conflitos ocorridos em 1960, conhecidos como os Motins Watts. Em 1992, um produtor, Caldecot Chubb, pediu a Ellroy que atualizasse a história, para que não houvesse necessidade de despesas com caracterização de época. O escritor fez isso, mas pediu para seu nome não constasse dos créditos. Mais tarde, o roteirista David Ayer reescreveu totalmente o roteiro deixado por Ellroy.

De qualquer forma, o filme tem a atmosfera noir, pesada, densa, de disputas internas, brutalidade e muita, muita corrupção na polícia de Los Angeles que caracterizam outras obras de James Ellroy, como Los Angeles Cidade Proibida/L.A. Confidential, filmado por Curtis Hanson em 1997, e A Dália Negra/The Black Dahlia, filmado por Brian De Palma em 2006.  

A Face Oculta da Lei/Dark Blue

De Ron Shelton, EUA, 2002.

Com Kurt Russell, Ving Rhames, Lolita Davidovich

Roteiro David Ayer

Baseado em história de James Ellroy

Música Terence Blanchard

Produção Alphaville

Cor, 118 min.

**1/2  

Um comentário para “A Face Oculta da Lei / Dark Blue”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *