A Dama na Água / Lady in the Water


Nota: ★★☆☆

Anotação em 2007, com complemento em 2008: O jovem gênio M. Night Shyamalan, que chegou a ser comparado a Alfred Hitchcock e até a Orson Welles, parece mesmo estar perdendo o brilho. Não como diretor – o filme tem clima, a câmara continua uma maravilha, as interpretações são extraordinárias.

Interpretações extraordinárias. Essa garota Bryce Dallas Howard, a filha do diretor Ron Howard, a quem ele havia dado papel de grande destaque em A Vila, de 2004, é um absoluto deslumbre.

O problema, acho eu, é que o argumentista-roteirista-ator-diretor deveria ser humilde o suficiente para trabalhar com histórias dos outros – ou pedir ajuda a outros roteiristas para trabalhar melhor suas novas histórias. As histórias dele já não têm mais a mesma força de Sexto Sentido/The Sixth Sense e Corpo Fechado/Unbreakable. Em A Vila ele já havia ido muito longe na criação de uma fábula sobre a violência da sociedade moderna. E aqui, ao fazer o que chamou de conto de fadas para adultos, ele extrapolou ainda mais.

zzlady

Me pareceu até que a intenção é boa, que ele quer falar da era Bush, do perigo do conformismo diante dessa onda reacionária que se abateu sobre os Estados Unidos.

Mas a história… Hum… Uma ninfa marinha que vai parar no nosso mundo e se esconde na piscina de um prédio de apartamentos…

A Dama na Água/Lady in the Water

De M. Night Shyamalan, EUA, 2006

Com Paul Giamatti, Bryce Dallas Howard, Jeffrey Wright, M. Night Shyamalan, Mary Beth Hurt

Argumento e roteiro M. Night Shyamalan

Música James Newton Howard

Cor, 109 min

Um Comentário

  1. José Luís
    Postado em 9 setembro 2011 às 10:39 pm | Permalink

    Não gostei e penso que o M. Night Shyamalan deveria ir por outros caminhos como o Sérgio escreveu.
    Os realizadores que escrevem sempre os seus argumentos correm o risco de se repetir ou de lhes faltar a inspiração.

2 Trackbacks

  1. Por 50 Anos de Filmes » Além da Vida / Hereafter em 14 junho 2011 às 5:14 pm

    […] no entanto, a melhor interpretação de todas as boas interpretações do filme é da garota Bryce Dallas Howard (na foto acima). Bryce faz um papel não muito grande, o de Melanie, uma garota que fica conhecendo […]

  2. […] na minha opinião. Corpo Fechado (2000) é fascinante, Sinais (2002) é intrigante, A Vila (2004) e A Dama na Água (2006) têm muitas qualidades – mas a verdade é que o jovem realizador, ele mesmo autor das […]

Postar um Comentário

O seu email nunca é publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

*
*