Do Que as Mulheres Gostam / What Women Want


Nota: ★★★☆

Anotação em 2006, com complemento em 2008: Uma delícia de comédia de costumes. Parte de uma premissa ilógica e absurda – é preciso desligar o botãozinho da lógica real para aceitá-la. O personagem de Mel Gibson, um publicitário em Nova York, um autêntico e acabado machista porco-chauvinista que acaba de ser preterido numa promoção e ganha uma chefe mulher (Helen Hunt), sofre um choque e a partir daí passa a ouvir os pensamentos das mulheres.

O choque é só o pretexto para que o filme discuta as diferenças entre homem e mulher – e as discute de forma inteligente, engraçada. Há sacadas deliciosas, divertidíssimas.

Mel Gibson, antes de dirigir o polêmico A Paixão do Cristo, estava em período de graça. A sensação que se tem é de que ele se divertiu pra burro – e está impagável, com caras e bocas ótimas. O elenco cheio de bons nomes está todo ótimo.

 A diretora Nancy Meyers é uma mulher bem interessante. Nascida em 1949, fez seu primeiro roteiro em 1980, de A Recruta Benjamin/Private Benjanim, gostosa comédia feminista e progressista com Goldie Hawn – e já ganhou uma indicação ao Oscar. Em 1987, fez, também com o então marido, Charles Shyer, o roteiro de Presente de Grego/Baby Boom, dirigido por ele, outra boa comédia mansamente progressista, um manifesto anti-yuppismo e, remando contra a maré dominante, a favor da fuga da grande cidade e da ida para o interior. Este Do que as Mulheres Gostam foi o segundo filme que ela mesma dirigiu. E os dois que faria depois são também gostosos, divertidos, mas sobretudo inteligentes – Alguém tem que Ceder/Something’s Got to Give, de 2003, com Jack Nicholson e Diane Keaton, e O Amor Não Tira Férias/The Holiday, de 2006, com Kate Winslet, Jude Law e Cameron Diaz.  

Do que as Mulheres Gostam/What Women Want

De Nancy Meyers, EUA, 2000.

Com Mel Gibson, Helen Hunt, Alan Alda, Marisa Tomei, Valerie Perrine

Música Alan Silvestri

Cor, 127 min

Share on TwitterShare via email

Um Comentário

  1. Jussara
    Postado em 6 maio 2009 às 11:26 pm | Permalink

    Lembro que esse filme foi super bem falado e lá fui eu assistir esperando muito. Claro que não gostei tanto, mas tinha mesmo umas tiradas ótimas. Não achei assim nenhuma brastemp. Prefiro os outros dois filmes da diretora. Tb gosto de “Presente de Grego” (que tem uma das bebês mais lindas que já vi), mas nem sabia que era do ex-marido dela.

4 Trackbacks

  1. [...] e vemos Mel Gibson, ansioso, esperando um trem numa estação central. Não há necessidade letreiros nos informando [...]

  2. [...] dois outros filmes, Nancy Meyers focalizou personagens mais velhos, passados dos 40, dos 50. Em Do Que As Mulheres Gostam, de 2000, um publicitário quarentão, interpretado por Mel Gibson, se envolve com uma colega de [...]

  3. [...] entre os americanos ricos perambulando pela Europa, da mesma maneira como brilha nas comédias Do Que as Mulheres Gostam/What Women Want, de Nancy Meyers, e O Escorpião de Jade/The Curse of the Jade Scorpion, de Woody [...]

  4. Por 50 Anos de Filmes » Um Novo Despertar / The Beaver em 3 janeiro 2012 às 1:07 pm

    [...] menos de dez minutos de filme (exatos nove) quando o protagonista, Walter Black – o personagem de Mel Gibson –, no fundo do poço de uma depressão arrasadora, bêbado feito um gambá, tenta o suicídio, [...]

Postar um Comentário

O seu email nunca é publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

*
*