Aprendendo a Mentir / Liegen Lernen


Nota: ★★½☆

Anotação em 2006: Um filme do cinema jovem da nova Alemanha, assim um tanto da linha de Adeus, Lênin, com alguma influência das comédias românticas americanas e inglesas, e que também lembra as coisas boas do cinema jovem argentino, ou do espanhol, ou francês.

A verdade é que no mundo todo se fazem filmes assim, simpáticos, gostosos, agradáveis. Só no Brasil isso parece ser meio proibido: filme brasileiro tem sempre que ser sobre miséria e violência.

Aqui, um rapaz faz o inventário de sua vida amorosa, emperrada pela lembrança da primeira paixão. Enquanto ele não revir a moça, não conseguirá se soltar para novas experiências.

O filme faz referências, sempre, ao dia da queda do muro.

O iMDB anota um detalhe saboroso que eu não tinha notado. O filme tem lá pelas tantas o seguinte diálogo:

– O que você tem feito durante todos estes anos?

– Tenho ido dormir cedo.

É a cópia exata, exata – e, portanto, uma referência, uma homenagem – de um diálogo de Era Uma Vez na América, a obra-prima de Sergio Leone de 1984.

 

Aprendendo a Mentir/Liegen Lernen

De Hendrik Handloegten, Alemanha, 2003

Com Fabian Busch, Susanne Bormann, Fritzi Haberlandt, Sophie Rois
Anka Sarstedt (Gloria)

Roteiro Hendrik Handloegten

Baseado em libro de Frank Goosen

Cor, 87 min

2 Comentários para “Aprendendo a Mentir / Liegen Lernen”

  1. O filme é delicioso de assistir. Encontrei por acaso na videolocadora. Vivo atrás de filmes desse gênero e por sorte encontrei um.

    E concordo sobre os filmes brasileiros: se não houver violência e miséria o filme não vai para a frente e não sai do país. Fico decepcionada com a imagem do nosso país que os brasileiros mesmos colocam lá fora..

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *