A Queda! As Últimas Horas de Hitler / Der Untergang


Nota: ★★★½

Anotação em 2006, com complemento em 2008: Uma reconstituição dos momentos finais de Hitler e do regime nazista em seu bunker em Berlim, feita com cuidado e esmero. Bruno Ganz, o veterano ator que já foi um anjo de Wim Wenders, está muito parecido com o mais diabólico ditador que a humanidade já conheceu. É uma interpretação impressionante, muito impressionante.

Ele é cheio de tiques nervosos, com as mãos, com os olhos, em todo o rosto; em diversos momentos, tem acessos de fúria, e todo o seu rosto se desconstrói – o espectador vê a fúria em cada nervo, em cada ruga. Em outros momentos, adota – parecendo fazer um esforço para isso – um tom calmo, às vezes até parecendo carinhoso, às vezes até parecendo humano, a besta fera do Apocalipse.

Aliás, me lembro de ter lido que houve reações negativas ao filme de gente que reclamava por ele tentar mostrar Hitler como um ser humano.

O fato é que Bruno Ganz tem aqui uma interpretação marcante, impressionante. Uma dessas coisas raras, admiráveis, que marcam, que entram para a história. Algo como a Rainha Elizabeth II da extraordinária Helen Mirren, ou a Edith Piaf da jovem e bela Marillon Coutillard, que ficou feia e velha, uma Piaf perfeita.

O diretor Oliver Hirschbiegel e o roteirista (e produtor) Bernd Elchinger se basearam nos livros de três autores, Joachim C. Fest, Traudl Junge e Melissa Mueller, para fazer essa reconstituição. Joachim C. Fest é famoso por seus livros, dizem que cuidadosos, bem pesquisados, fiéis, sobre Hitler e o nazismo.

Traudl Junge foi contratada como secretária pessoal de Hitler em 1942, quando tinha 22 anos de idade, e estava ainda com o ditador naqueles dias finais em 1945; seu livro conta o que ela lembra ter visto dentro do bunker. Os fatos são mostrados no filme através dos olhos  dessa jovem mulher.

É como se estivéssemos vendo a reconstituição de uma temporada no inferno conforme contada por alguém que esteve lá e voltou para contar.

A Queda! As Últimas Horas de Hitler/Der Untergang

De Oliver Hirschbiegel, Alemanha, 2004.

Com Bruno Ganz (Hitler), Alexandra Maria Lara (Traudl Junge),

Juliane Köhler (Eva Braun), Corinna Harfouch (Magda Goebbels),

Ulrich Matthes (Joseph Goebbels), Heino Ferch (Albert Speer),

Christian Berkel (Dr. Schenck), Ulrich Noethen (Himmler)

Roteiro Bernd Elchinger

Baseado em livros de Joachim C. Fest, Traudl Junge e Melissa Mueller

Música Stephan Zacharias

Cor, 156 min. Há uma versão de 178 min.

13 Comentários para “A Queda! As Últimas Horas de Hitler / Der Untergang”

  1. Realmente eh uma interpretação impressionante. O filme vale muito. Uma obra de primeira. Retrata o ser humano Hitler. Um ser humano baixo, tirano, vergonhoso, no nível mais baixo que uma pessoa pode chegar.

  2. Gostei muito.
    E o Hitler que aqui é apresentado está perfeitamente plausível.
    Como ouvi há pouco tempo na TV dizia um historiador do nazismo em resposta a um sobrevivente do Holocausto que lhe tinha perguntado:
    “Eles eram monstros?”
    “Não, eram pessoas como nós, mas que fizeram coisas monstruosas”

  3. Eu adorei este filme. Mas eu sou suspeita… adoro quase todos os filmes sobre a 2ª Guerra.
    O filme foi feito de uma maneira tão realista que, lá pelo meio, quase esqueci que era um filme. Mais pareciam cenas de um documentário, tamanho o cuidado na reconstituição da época e na caracterização dos personagens.
    Existem filmes que, ao terminar, nos deixam com uma sensação gostosa. Este me deixou mito mal, refletindo em como um país se auto-destruiu pelas mãos de um bando de lunáticos.
    Tomara que tenham aprendido a lição!

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *