Impulso Irresistível / That Wonderful Urge


Nota: ★★½☆

Anotação em 2004: Ah, que maravilha as comédias românticas dos anos 30 a 50. Daria para fazer tratados sobre elas.

Esta aqui, feita em 1948, pertence a alguns dos subgêneros que Hollywood adorava: o do milionário(a) versus o(a) pobre; o do jornalista pobre x garota milionária (Aconteceu Naquela Noite, Núpcias de Escândalo); o dos jornalistas (A Primeira Página, Jejum de Amor).

Tem algumas brincadeirinhas políticas. A jornalista pergunta ao jornalista onde ele iria escrever a verdadeira história, agora que ele foi demitido, e ele diz: “No Pravda; é um perfeito exemplo dos defeitos do capitalismo”. A milionária e o jornalista entram num bar freqüentado por caminhoneiros sindicalizados e politizados, e eles começam a fazer uma assembléia para decidir que passos tomar diante da situação.

Mas é sobretudo despretensioso, divertido, maluco, sem pé nem cabeça – screwball.

Um pouco da trama: um repórter investigativo que se leva muito a sério e despreza as socialites belas e ricas (Tyrone Power) usa uma artimanha, fingindo não ser jornalista, para conhecer Sara Fowler, uma herdeira milionária; ao conversar com ela, surpreende-se por ver que ela é uma pessoa séria, inteligente, nada fútil e vazia como ele esperava; mas, antes que ele tivesse a oportunidade de publicar uma matéria séria sobre ela, ela descobre que ele é um repórter – e começam maiores as confusões.  

Aos alfarrábios.

Gene Tierney, com aquela beleza estonteante, nascida em 1920, estava no esplendor dos 28 anos ao fazer o filme, quatro anos depois de Laura.

É a refilmagem de Love is News, de 1937, que também tinha Tyrone Power como protagonista e era com Loretta Young – por coincidência, de lábios carnudos como os de Gene Tierney.

Impulso Irresistível/That Wonderful Urge

De Robert B. Sinclair, EUA, 1948.

Com Tyrone Power, Gene Tierney,

Roteiro Jay Dratler

Baseado na história Love is News, de William R. Lipman e Frederick Stephani

Produção 20th Century Fox

P&B, 82 min.

3 Comentários para “Impulso Irresistível / That Wonderful Urge”

  1. Tive o prazer de assistir esse filme ontem. Eu não parava de rir. E ainda estou rindo quando me lembro de algumas sequências (as pulgas nas roupas, por exemplo, que vão sendo “transmitidas” de um personagem a outro). Vi Tyrone Power e Gene Tierney em vários dramas. É gostoso vê-los numa comédia – e nos divertindo com isso.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *