Amizade Corrompida / Tough Love


Nota: ★★★☆

Anotação em 2004: É mais uma prova de que a Inglaterra faz um dos grandes cinemas do mundo, se não o melhor. É um policial duro, pesado, que se fosse feito no esquemão padrão de Hollywood muito provavelmente se perderia nas tentativas de se fazer glamour da violência e mostrar muita violência desnecessária. Este não tem glamour algum, e a violência é do próprio tema, e muito mais moral que visual.

É sobre uma trama de corrupção em uma delegacia de polícia de lugar não claramente definido – pode ser na periferia de Londres ou de alguma grande cidade tipo Birmingham. Gira em torno da amizade de décadas de dois veteranos policiais – um deles chefe da delegacia, outro investigador. Alguém da corregedoria procura o investigador e pede a ele que fique de olho no seu amigo e superior, suspeito de corrupção com o traficante local. O investigador se nega a acreditar que o amigo esteja em esquema corrupto, justamente porque o conhece há muitos anos e testemunhou, lá atrás, no passado, como ele resistiu a diversas tentativas de ser corrompido. Eu, espectador, me peguei torcendo para que a informação da corregedoria fosse errada, que o chefe da delegacia fosse inocente e honesto.

O filme vai fundo nas relações de amizade entre as famílias dos policiais. Fala dos preconceitos de classe – ou não seria um bom filme inglês – e do preconceito racial (no bairro, é claro, existem imigrantes paquistaneses). Um belo, denso, pesado filme.  

Amizade Corrompida/Tough Love

De David Drury, Inglaterra, 2000.

Com Ray Winstone, Adrian Dunbar, Ruth Adams

Roteiro Edward Canfor-Dumas

Produção Granada Television

Cor, 145 min.

Um comentário para “Amizade Corrompida / Tough Love”

  1. Eu ADORO esse filme!! onde eu posso compra-lo? e gostaria tbm de comprar “Vingança entre amigos” com o mesmo Ray Winstone

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *