O Pacto dos Lobos / Le Pact des Loups


Nota: ★☆☆☆

Anotação em 2003 e 2008: Eis aí um filme francês que se parece muito com um filme americano. Não um dos três ou quatro tipos de filmes americanos independentes, nem com o tipo de filme americano feito por grandes estruturas mas com sensibilidade e inteligência. Não. Ele se parece com o que de pior há no cinema americano – o espetáculo que dá mais atenção ao visual do que ao que se diz, a coisa metida a grandiosa, de muita ação e efeitos especiais para atrair multidões.  

É verdade que há uma bela frase no início do filme  dita pelo narrador já velho, interpretado pelo Jacques Perrin, o ator de tantos bons filmes dos anos 60, durante a fase do terror da Revolução Francesa: “As certezas deixam os homens cegos e loucos”. Mas a partir daí a história do filme me pareceu absolutamente incompreensível.

O povo que faz o AllMovie parece que entendeu, então vai lá:

French legend has it that a creature known as the Beast of Gevaudan – a huge, wolf-like monster – was responsible for the violent deaths of over 100 persons in the mid-18th century, and this horror fantasy blends the lore of this fabled beast with a story of two men who set out to capture it.

O Pacto dos Lobos/Le Pact des Loups

De Christophe Gans, França, 2002.

Com Mark Dacascos, Samuel Le Bihan, Monica Bellucci, Vincent Cassel, Emilie Dequenne, Jeremi Renier, Jacques Perrin

Produção Studio Canal-David Films. Estreou em São Paulo 14/6/2002.

Cor, 147 min

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *