O Gosto dos Outros / Le Gout des Autres


Nota: ★★★☆

Anotação em 2002 e 2008: Agnès Jaoui e Jean-Pierre Bacri, os autores do roteiro deste ótimo filme, são um casal extremamente interessante. Casados na vida real, escreveram o roteiro de On Connait La Chanson, em que também trabalharam como atores e que o mestre Alain Resnais dirigiu em 1997.

E, aliás, que maravilha mestre Resnais, autor de filmes absolutamente marcantes, pesados, complexos, cabeções – Hiroshima Mon Amour, Ano Passado em Marienbad, A Guerra Acabou – ter feito, no esplendor de seus 75 anos, aquele belíssimo filme musical, iluminado, cheio de joie de vivre, um elogio à canção francesa.

Pois bem. Então aqui, dois anos depois de On Connait La Chanson, o casal Agnès Jaoui e Jean-Pierre Bacri repete a dobradinha no roteiro, com Agnès, então com 35 anos, encarregando-se da direção – e com os dois trabalhando como atores.

Fizeram um belo filme, que entrelaça a vida de um grupo de pessoas na beleza absurda que é Paris. Bacri dá um show de interpretação no papel do empresário bom caráter, bom coração, mas ignorante e ingênuo, que se apaixona por uma atriz que para sobreviver dá aulas de inglês (o papel da Anne Alvaro). Um filme realmente interessante, delicioso, para ser revisto e revisto, sobre pessoas comuns, encontros e desencontros.

E Agnès Jaoui é mesmo uma artista surpreendente. Além de escrever, dirigir e atuar, a bela moça ainda canta. Em 2006, lançou um disco chamado exatamente Canta – assim mesmo, Canta, e não Chante, porque não há uma música em francês no CD. São canções em espanhol e em português; desde Historia de un Amor (“Ya no estás mas a mi lado, corazón”…), até um dueto com Maria Bethânia em Samba em Prelúdio, passando por  um fado com a portuguesa Mísia e por O Meu Amor, da Ópera do Malandro de Chico Buarque. Uma beleza.

O Gosto dos Outros/Le Gout des Autres

De Agnès Jaoui, França, 1999.

Com Anne Alvaro, Jean-Pierre Bacri, Alain Chabat, Agnès Jaoui, Gérard Lanvin, Christiane Millet, Wladimir Yordanoff

Roteiro Agnès Jaoui e Jean-Pierre Bacri

Produção Telema Les Films A4, France 2 Cinéma, Canal +. Estreou em São Paulo 25/1/2002

Cor, 108 min

2 Comentários para “O Gosto dos Outros / Le Gout des Autres”

  1. Sérgio, impressão minha ou tá escrevendo bem menos? Poxa, uma pena. Adoro seus textos longos…

    Um abraço.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *