Artistas e Modelos / Artists and Models


Nota: ★★☆☆

Anotação em 2002: A dupla Dean & Jerry era muito ridídula – embora nesse filme eles já fossem dirigidos por Frank Tashlin, que faria alguns dos melhores filmes de Jerry Lewis em carreira solo, depois de ele se separar do parceiro Dean Martin.   

A trama é uma bobagem só: o cartunista Rick (Dean Martin) e o aspirante a pintor Eugene dividem um apartamento; Eugene tem sonhos muito doidões, que Rick resolve usar como base de suas histórias em quadrinhos.

Mas que maravilha ver a beleza das jovens Shirley MacLaine e Dorothy Malone – com rápidas passagens pela tela de outras mulheres fantásticas, inclusive Anita Ekberg.

E é sempre bom lembrar que Jerry Lewis faria depois uma belíssima gozação de seu ex-parceiro Dean Martin na sua adaptação personalíssima de O Médico e o Monstro, em O Professor Aloprado, de 1963. Lembro que o Cahiers du Cinéma, sisudão, costumava espantar os mais desavisados ao tecer as maiores loas à criatividade de Jerry Lewis, que muita gente achava que era um mero palhaço careteiro sem talento; seu O Professor Aloprado – se é que não me falha a memória – foi adorado pelos seriíssimos críticos de Saint-Germain-de-Près.  

Artistas e Modelos/Artists and Models

De Frank Tashlin, EUA, 1955.

Com Dean Martin, Jerry Lewis, Shirley MacLaine, Dorothy Malone, Anita Ekberg,

Produção Paramount

Cor, 109 min

2 Comentários para “Artistas e Modelos / Artists and Models”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *