Órfãos da Tempestade / Here Comes the Groom


Nota: ★★½☆

Anotação em 2001: As cenas em que Bing Crosby ensina Alexis Smith a se liberar da postura rígida dos ricos e mexer o corpo como as mulheres pobres e sensuais é uma maravilha.

A música In the Cool, Cool, Cool of the Evening, de Hoagy Carmichael e Johnny Mercer, cantada em dueto por Bing Crosby e Jane Wyman, levou o Oscar de melhor canção, e a dupla Robert Riskin e Liam O’Brien ficou com o Oscar de argumento (Best Writing era como se chamava na época). Bing Crosby foi indicado ao Globo de Ouro.          

Peguei o filme já começado na TV, nos primeiros minutos, e só depois, no momento de anotar sobre ele, vi que é de Frank Capra. Mas dava para perceber. A fuga da noiva no momento do casamento, ao final do filme, é uma citação da mesma situação em Aconteceu Naquela Noite, de 1934. De resto, há situações na trama que lembram muito Núpcias de Escândalo/The Philadelphia Story, de George Cukor, de 1940, que Capra seguramente teria gostado de filmar.

Órfãos da Tempestade/Here Comes the Groom

De Frank Capra, EUA, 1951.

Com Bing Crosby, Jane Wyman, Alexis Smith, Franchot Tone

Roteiro Virginia Van Up, Liam O’Brien e Myles Connolly

Baseado em história Robert Riskin e Liam O’Brien

Música Hoagy Carmichael

Produção Paramount

P&B, 113 min.

2 Trackbacks

  1. Por 50 Anos de Filmes » Amar é Sofrer / The Country Girl em 12 fevereiro 2012 às 2:45 pm

    […] interpretação de Grace Kelly é fantástica. Mas é fantástica também a atuação de Bing Crosby, esse outro fenômeno, um dos mais perfeitos cantores do século XX, ator como segunda profissão. […]

  2. Por 50 Anos de Filmes » O Bom Pastor / Going My Way em 2 fevereiro 2014 às 10:55 pm

    […] de sua temporada. Teve 10 indicações, e ganhou em sete categorias: filme, direção, ator para Bing Crosby, argumento (havia esse prêmio em 1944), roteiro e canção. Só não levou os prêmios de ator […]

Postar um Comentário

O seu email nunca é publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

*
*