Nosso Professor é um Herói / Le Plus Beau Métier du Monde


Nota: ★★½☆

Anotação em 2001, com complemento em 2008: Interessante, ousado filme sobre racismo e delinquência entre imigrantes africanos em bairro pobre nos arredores de Paris. É ousado porque se propõe a tratar desses temas barra-pesadíssimos de forma quase cômica – um perigo danado de perder a mão e virar racista.

Gérard Dépardieu faz um professor de História recém-divorciado que, para ficar próximo dos filhos, vai para um bairro da periferia da Grande Paris, onde a maior parte da classe é negra e árabe.

Na minha anotação inicial, escrevi que o professor vai para um bairro periférico de uma cidade não identificada. Num comentário muito bem-vindo, Halvaro Gitano observou que isso estava errado, que a cidade é Paris mesmo. O AllMovie diz o seguinte: “Um bem-educado, cortês professor se encontra fora de seu elemento quando seu pedido para ser designado para uma escola de Paris o leva para um subúrbio fora de Paris, um gueto empobrecido e multicultural. Lá Laurent Monier (Gérard Depardieu) se vê forçado a viver em um conjunto habitacional e dar aulas a jovens despossuídos, duros e problemáticos.”  

O filme teve um outro título no lançamento em DVD no Brasil: Professor: Profissão Perigo.

 

Nosso Professor é um Herói/Le Plus Beau Métier du Monde

De Gérard Lauzier, França, 1996.

Com Gérard Depardieu, Michèle Laroque, Ticky Holgado, Guy Marchand, Daniel Prévost

Argumento e roteiro Gérard Lauzier

Música Vladimir Cosma

Cor, 101 min

2 Comentários para “Nosso Professor é um Herói / Le Plus Beau Métier du Monde”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *