Alma Torturada / This Gun For Hire


Nota: ★★½☆

Anotação em 2001: O letreiro, se não me engano, traz um “introducing Alan Ladd” – embora ele tivesse feito uns 15 ou 20 papéis pequenos, quase figurações, em filmes anteriores, inclusive Cidadão Kane. Parece que foi a partir deste filme aqui, Alma Torturada, e de The Glass Key, do mesmo ano, que ele ficou conhecido.

Nos dois, ele está ao lado de Veronica Lake, a loura de voz muito, muito grave e a franja caindo sobre um dos olhos, que, várias décadas depois, seria imitada pela personagem de Kim Basinger em Los Angeles Cidade Proibida/L.A. Confidential.

Não é um bom filme – mas tem lá suas qualidades, ou ao menos pontos de interesse. O personagem de Alan Ladd, um assassino de aluguel, como diz o título original, é absolutamente carinhoso com animais; não se sente à vontade com dames, dolls, babies (quando Veronica Lake dá um beijo em seu rosto, ele fica chapadão, totalmente bobo). Em uma cena que hoje parece quase cômica, ele pergunta à personagem de Veronica Lake se ela conhece um tipo novo de médicos, que começam com alguma coisa parecida com “psico”, que trata de problemas da cabeça.

O roteiro é do escritor de noirs W. R. Burnett, em parceria com Albert Maltz, baseado na novela A Gun for Sale, do então jovem Graham Greene.

E, mesmo não sendo um grande filme, é 200 milhões de vezes melhor e mais consistente do que The Glass Key, do mesmo ano e com a mesma dupla Alan Ladd-Veronica Lake.

Alma Torturada/This Gun For Hire

De Frank Tuttle, EUA, 1942.

Com Alan Ladd, Veronica Lake, Robert Preston

Roteiro W.R. Burnett e Albert Maltz

Baseado na novela A Gun for Sale, de Graham Greene

Produção Paramount

P&B, 85 min

Um Trackback

  1. Por 50 Anos de Filmes » Os Brutos Também Amam / Shane em 29 novembro 2009 às 11:31 pm

    […] fez papéis bem pequenos – inclusive em Cidadão Kane, em 1941. Como um assassino de aluguel em Alma Torturada/This Gun for Hire, de 1942, virou uma paixão do público americano; trabalhou nesse filme ao lado de Veronika Lake, […]

Postar um Comentário

O seu email nunca é publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

*
*