Homens em Fúria / Odds Against Tomorrow


Nota: ★★★☆

Anotação em 1999, com complemento em 2019: Uma espécie assim de O Segredo das Jóias/The Asphalt Jungle da filmografia do diretor Robert Wise. É sobre o planejamento de um assalto, a partir da idéia de um ex-tira aposentado, cansado da vida franciscana (Ed Begley).

Ele recruta para a ação um ex-presidiário rancoroso, racista (Robert Ryan), e um cantor de boate endividado (Harry Belafonte). O espectador sabe o tempo todo que não vai dar certo.

Grande, extraordinária fotografia em preto-e-branco de Nova York; a trilha sonora é do genial John Lewis, compositor e pianista, líder do Modern Jazz Quartet, uma das poucas trilhas para o cinema que ele escreveu na vida. O velho Wise estava em grande forma; foi o filme imediatamente anterior a West Side Story.

Como Abraham Polonsky, um dos autores do roteiro, estava na lista negra do macartismo, nos créditos ele aparece como John O. Killens.

Foi um dos muitos thrillers preto-e-brancos em que a bela e ótima Gloria Grahame (nas fotos) brilhou como uma mulher má; ela faz a mulher do personagem de Robert Ryan, que, como prelúdio para o sexo, pede ao marido que descreva como ele se sente ao assassinar um homem.

Leonard Maltin deu ao filme 3 estrelas em 4: “Brutal história de roubo com todo o elenco não deixando um momento parado; drama tenso, emocionante. Trilha de jazz de John Lewis. Estréia no cinema de Wayne Rogers.”

Não sei por que Maltin deu essa importância a Wayne Rogers (1933-2015), que aqui tem um papel pequeno, como um soldado em um bar; fez mais de 70 filmes e/ou séries de TV.

“Um vigoroso thriller sobre racismo”, define o Guide des Films de Jean Tulard.  “No romance de McGivern, o branco e o negro se tornam solidários, aqui eles lutam um contra o outro, o que dá mais força à história.” E o Guide conclui: “Uma obra bem sucedida de Wise, que influcienciou diversos realizadores, entre eles (Jean-Pierre) Melville.”

Homens em Fúria/Odds Against Tomorrow

De Robert Wise, EUA, 1959.

Com Harry Belafonte, Robert Ryan, Shelley Winters, Gloria Grahame, Ed Begley

Música John Lewis

Roteiro Abraham Polonsky e Nelson Gidding

Bas na novela de William P. McGivern

Fotografia Joseph C. Brun

P&B, 96 min

***

Título na França: Le Coup de l’Escalier.

7 Comentários para “Homens em Fúria / Odds Against Tomorrow”

  1. Caro Sérgio, boa noite.
    Obrigada pela atenção em informar-me sobre o filme “Homens em Fúria”.
    Encontrei-o, mas sem legenda em português, o que dificulta, uma vez que não tenho tanto domínio em inglês, ainda.
    Também venho “garimpando” filmes ao longo do tempo(desde 1960).
    Minha preferência são os clássicos, por isto achei muito interessante seu site, para não dizer fantástico!
    Já que você é um cinéfilo, gostaria de solicitar mais uma informação:
    Há muitos anos, assisti a um filme muito bom que se chama “A morte ronda a floresta”, (The Trap, 1966), diretor Sidney Hayers e com os atores principais : Oliver Reed e Rita Tushingham.
    Anos mais tarde, consegui em fita VHS para locar, mas com o advento do DVD as locadora desfizeram-se de sua fitas e então não mais o localizei, o que é uma pena, pois o filme é muito bom.
    Estou querendo adquirí-lo para minha coleção, já pesquisei vários sites, mas sem sucesso.
    Você saberia informar-me se ele foi lançado em DVD ou mesmo em VHS para venda?

    Agradecemos mais uma vez sua atenção.

    Ortência

  2. Cara Ortência,
    “A Morte Ronda a Floresta/The Trap” chegou a ser lançado no Brasil, mas só em VHS. O filme consta na edição de 2001 do Videobook, e também no Guia de Vídeo e DVD 2002 da Nova Cultural. Mas, pelo que sei, a empresa que o lançou aqui, a F J Lucas, não existe mais. E, também pelo que eu saiba, o filme não chegou a ser lançado aqui em DVD. Uma pena.
    Um abraço.
    Sérgio

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *