Epidemia / Outbreak


Nota: ★★☆☆

Anotação em 1999: O filme começa bem, prometendo muito. Depois cai no abismo das exigências hollywoodianas, e vira um pastiche. Roger Ebert, em resenha interessante (ele gosta de cinema, esta é a diferença), bem observa o óbvio: “É uma lei de Hollywood atualmente que todos os thrillers terminem com uma caçada”.

No final, sobra o quê? A velha e sempre boa denúncia de que há nos altos escalões do Pentágono loucos fascistas – aqui, personificados pelo personagem de Donald Sutherland – sempre dispostos a matar civis, sejam africanos do Zaire sejam 2.600 americanos de uma cidadezinha da Califórnia infectados por um vírus que mata em 14 horas, para manter em seu poder uma arma possante, no caso a mais letal arma química jamais inventada. Isso é bom.

aepidemiaMas, para passar essa mensagem, o competente diretor alemão Wolfgang Petersen, de O Barco, tem que na segunda metade do filme transformar o pobre personagem de Dustin Hoffman, um abnegado cientista do Exército, em um super-herói à la Indiana Jones, que é fantástico detetive, salta de helicóptero sobre navio, foge da perseguição de poderosos helicópteros, etc, etc, etc.

E fica uma questão incômoda: não seria um terrível, absurdo, absoluto colonialismo cultural usar o temor de uma praga disseminada por vírus para mostrar que vem da África a ameaça que entra nos lares dos americanos?

Outra constatação óbvia: meu Deus do céu e também da terra, como se faz filme em Hollywood! É uma linha de montagem que não pára nunca. Eu tinha ouvido falar, é claro, desse filme quando ele estreou no Brasil. Não fui ver porque sabia que não era importante. Pegamos pra ver no DVD pra ver como era. Na prateleira, além desse tinha um chamado Esfera, com Dustin Hoffman, Sharon Stone e Samuel L. Jackson. Ora bolas: Epidemia, com Hoffman, uma loura e um negro. Esfera, com Hoffman, uma loura e um negro. Quanta imaginação.

Epidemia/Outbreak

De Wolfgang Petersen, EUA, 1995.

Com Dustin Hoffman, Rene Russo, Morgan Freeman, Kevin Spacey, Cuba Gooding Jr, Donald Sutherland

Roteiro Laurence Dworet e Robert Roy Pool

Música James Newton Howard

Produção Warner

Cor, 127 min

**

Título em Portugal: Outbreak – Fora de Controlo

2 Comentários para “Epidemia / Outbreak”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *