Ela Vai Ter um Bebê / She’s Having a Baby


Nota: ★★★☆

Anotação em 1999: Uma surpresa. Um filme ferinamente anti american way of life, uma espécie de Little Boxes, a canção símbolo da Malvina Reynolds, dos anos 50 e muitos ou 60 e pouquíssimos.

         Estranho que tenha sido feito por John Hughes, que se especializou em comédias sobre crianças e adolescentes; ele dirigiu poucos filmes, mas como roteirista tem filmografia vasta, que inclui as séries Esqueceram de Mim, que fez a fama do garoto Macaulay Culkin, e Beethoven, a do cachorrão com o nome do compositor.

O narrador (o personagem de Kevin Bacon) vai contando sobre seu casamento, e entram na narrativa sonhos, delírios, visões, comentários sarcásticos, agudos, venenosos sobre o modo de ser daquela sociedade maluca. Os pontos mais agressivos são a casa do subúrbio e a vida sexual do jovem casal; neste item, há excelentes comentários sobre a necessidade que se tem de ter amantes, de sair do comum dos mortais; e, no anterior, há uma das críticas mais mordazes de que me lembro sobre a imbecilidade e a mesmice da classe média americana. O balé que se cria quando todos os casais saem de casa no fim de semana para cuidar da grama é de um brilho woody-allenesco.

 

Se você não viu o filme, não leia a partir de agora

 Ao fim e ao cabo, há uma fantástica cessão ao valor do comum, dos ordinary people. Com o nascimento, enfim, do filho, nosso herói antes tão inconformado com o mundinho em torno dele se apaixona pela vida, percebe que estava perdendo a melhor parte dos melhores anos de sua existência, que estava sendo mais amado do que dando amor. É uma mudança tão grande, que, em vez eu ficar com a sensação de que o diretor Hughes estava cedendo ao establishment, pensei mais em que ele estava querendo, como o eterno believer Paul McCartney (ordinary people living ordinary lives) ou o brilhante socialista-humanista Philippe de Broca, fazer a elegia das pessoas comuns.

O final, junto dos créditos, é uma delícia. O casal está escolhendo o nome do filho. E entram diversas pessoas sugerindo nomes – desde desconhecidos completos até gente que não tem nada a ver com o filme, mas possivelmente é amiga do diretor Hughes – de Dan Ayckroyd a Bill Murray.

Ela Vai Ter um Bebê/She’s Having a Baby

De John Hughes, EUA, 1988,

Com Kevin Bacon, Elizabeth McGovern, Alec Baldwin,

Argumento e roteiro John Hughes

Cor, 106 min.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *