Assassinato por Escrito / Murder, She Wrote – South by Southwest


Nota: ★★½☆

Anotação em 1999, com complemento em 2008: Um telefilme com coisas interessantes, a começar do título, motivo pelo qual resolvi ver, uma mistura de citação de Agatha Christie – Murder, She Said – com o óbvio Hitchcock, North By Northwest, o título original de Intriga Internacional.

E, para citar ainda mais, é com Angela Lansbury, que fez uma boa Miss Marple em outro filme, A Maldição do Espelho/The Mirror Crack’d, de 1980. E o personagem dela é uma espécie de Miss Marple – uma escritora de livros policiais, detetive diletante e competente.

A trama é meio emaranhada, com informações demais pra um humilde telefilme – FBI, Agência Nacional de Segurança, códigos criptografados sobre as trajetórias de satélites, gozação com a onipresença da mídia e com a falta de privacidade na era global, em que os computadores do governo em segundos descobrem onde estão os personagens.

Mas é suavemente divertido, e inofensivo – não há, talvez até porque seja pra TV, perseguições de carros, nem violência, nem assassinatos desnecessários.

Só em 2008 fiquei sabendo, por acaso, que Murder, She Wrote foi uma série de TV, feita entre 1984 e 1996, com Angela Lansbury no papel de Jessica Fletcher, essa escritora de livros policiais e detetive diletante. Foi, parece, um imenso sucesso – tanto que durou tantos anos, e teve 264 episódios de cerca de 60 minutos, segundo o iMDB. Venceu seis Globos de Ouro. Depois que a série terminou, ainda foram feitos alguns filmes com a mesma personagem. Este aqui é um deles.

Assassinato Por Escrito/Murder, She Wrote – South by Southwest

De Anthony Shaw, EUA, 1997. Feito para a TV.

Com Angela Lansbury, Mel Harris, Keith David

Cor, 100 min.

 

8 Comentários para “Assassinato por Escrito / Murder, She Wrote – South by Southwest”

  1. Essa série foi ótima, com episódios super interessantes. Passava no Canal Universal e estou buscando quem tenha a série gravada.

  2. Acho que dificilmente seria possível achar a série à venda no Brasil. Mas seguramente ela poderá ser encontrada nos sites de venda do exterior, como o amazom.com.

  3. Gostaria de comprar um filme baseado nesta série, que ASSASSINATO POR ESCRITO-O MISTERIOSO RITUAL CELTA(2003).
    É um ótimo filme, quem souber, avise-me.

  4. Procure no BuscapèONDE COMPRAR ASSASSINATO POR ESCRITO LA VAI INDICAR O MELHOR PREÇO PRA VOCE.

  5. Oii… Aonde posso comprar os filmes de MURDER, SHE WROTE (Assassinato por Escrito) de 1º temporada até 8º temporadas.
    Agradeço,
    Erica Barboza

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *