Ação entre Amigos


Nota: ★★½☆

Anotação em 1999: Esse menino Beto Brant tem talento. Seu Os Matadores é um belo filme. Este aqui também é bom; ele domina a narrativa, sabe contar bem uma história. No caso, é uma história bem mais simples e direta que a do filme anterior – embora ele use passado e presente mesclados, mas de uma forma muito simples, muito clara. A música é boa, funciona bem; a fotografia é excelente, de padrão igual às grandes produções do Primeiro Mundo. O único senão são os atores, que pecam pelo over, gesticulam demais, gritam demais. Os atores, me parece há muito tempo, são um dos dois grandes problemas do cinema brasileiro; o outro é a insistência em priivilegiar miséria e violência e pobreza, deixando de lado a gente como a gente.

Interessante: Mary achou que o filme defende a tese de que não se deve tentar fazer justiça com os torturadores. Não achei isso. E nos vimos discutindo sobre se anistia é para os dois lados e pronto e não se fala mais nisso – e minha sensação foi de que, exatamente, o que o filme pretende não é defender tese, mas propor a discussão sobre esse assunto tão importante. E ele de fato consegue trazer à baila o tema, não permitir que ele caia no esquecimento. Fez lembrar, nesse sentido, um belo filme chileno sobre o mesmo tema, que vi uns dois ou três anos atrás – Amnésia, de Gonzalo Justiniano, de 1994.

É impossível a gente deixar de se perguntar por que o cinema brasileiro desprezou o grande Leonardo Villar todos estes anos.

Ação Entre Amigos

De Beto Brant, Brasil, 1998.

Com Leonardo Villar, Zé Carlos Machado, Cacá Amaral

Argumento Marçal Aquino

Roteiro Marçal Aquino, Beto Brant e Renato Ciasca

Música André Abujamra

Cor, 76 min.

Um comentário para “Ação entre Amigos”

  1. Açao entre amigos é um ótimo filme, deveria passar na televisão, pois mostra diversas visoes entre outras: Nem tudo aconteceu como parecia ser;- Revanchismo pode piorar as coisas quando nao se conhece a totalidade dos fato.

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *