A Taberna das Ilusões Perdidas / The Rat Race


{rating:2.5]

Anotação em 1999, com complemento em 2008: Vi quando menino, e nunca mais tinha revisto, acho, até agora. Parece hoje extremamente datado, por causa da inocência juvenil forçada pela censura da época e também, é claro, pela clara vontade do diretor Robert Mulligan, um cineasta que acredita em coisas difíceis como esperança, bondade, solidariedade.

O mais fascinante na revisão é isso, justamente – e mais a beleza de Debbie Reynolds. Acho que ela nunca esteve tão bela quanto no papel da moça do interior que vai para a capital do mundo em busca de um lugar ao sol, só encontra sordidez e não consegue sair.

O guia de Steven H. Scheuer, que costumava ter boas avaliações, mas acabou sendo deixado de lado pelas editoras com o sucesso crescente de Leonard Maltin, diz do filme: “História dura-terna da Grande Cidade, de um caso de amor entre uma ingênua aspirante a dançarina e um instrumentista de mente frágil. Boa atmosfera de Nova York, algumas boas falas, personagens bem delineados.

Algumas boas falas, personagens bem delineados. Está certíssimo ele.  

Gerson Kanin (1912-1999), o autor da peça em que se baseia o filme e também do roteiro, tinha um texto brilhante, e era um grande roteirista. Foi ator de teatro na Broadway, dirigiu 15 filmes, mas sua obra principal são os roteiros, às vezes em parceria, alguns deles com sua mulher Ruth Gordon (que também trabalhou como atriz em, entre outros, O Bebê de Rosemary, Ensina-me a Viver/Harold and Maude. e até em um episódio, ótimo, da série Columbo).

Kanin é autor ou co-autor dos roteiros de belos filmes da época de ouro de Hollywood: Original Pecado/The More The Merrier, de George Stevens, 1943; A Costela de Adão, de George Cukor, 1949, com o casal Spencer Tracy-Katharine Hepburn; Nascida Ontem, também de Cukor, 1950; A Mulher Absoluta/Pat and Mike, ainda de Cukor e com Tracy-Hepburn, 1952, para citar só alguns.   

A Taberna das Ilusões Perdidas/The Rat Race

De Robert Mulligan, EUA, 1960

Com Tony Curtis, Debbie Reynolds,

Roteiro Gerson Kanin

Baseado em sua peça de teatro

Cor, 105 min.

 

2 Comentários