O Destino de uma Vida / Losing Isaiah


Nota: ★★★☆
Anotação em 1997, com complemento em 2008: Um belo filme. Um belo filme, adulto, sério, discutindo de uma forma muito boa, muito aberta, muito sensível, um tema polêmico, difícil: a adoção, e a questão de quem merece ficar com a criança, quando a mãe biológica se arrepende de ter abandonado o filho e o quer de volta. E tendo como pano de fundo o arraigado, fortíssimo, violento racismo da sociedade americana e a onda atual do politicamente correto.

A discussão toda sobre esse tema tão importante é feita sem parti-pris. O filme não defende uma tese – ah, a mãe biológica é que deve ter a guarda, ah, não, a mãe de fato é que deve ter a guarda. A defesa dos dois lados é apresentada de forma forte, com argumentos de peso. Argumentos racionais e argumentos emocionais. Levanta-se a bola para a discussão. Eu mesmo, que sou terminantemente a favor da mãe de fato, e não da mãe biológica, estremeci com os argumentos contrários à minha opinião.

alosing2Jessica Lange faz Margaret, uma assistente social, casada, aparentemente bem casada, com marido atencioso – embora tenha uma amante; e esse parênteses, embora longo, é necessário. Bem no começo do filme, nos primeiros 15 minutos, aparece uma cena rápida em que ela liga para ele dizendo que vai ter uma tarde de folga; ele está no trabalho; dá uma olhada para uma mulher que está ao fundo da cena, e diz ao telefone que não pode deixar o trabalho. A cena mostra a sensibilidade desse diretor. Basta isso, basta apenas essa cena para o espectador perceber que o marido tem uma amante. Mais tarde, muito mais tarde, no tribunal, o advogado da parte contrária trará à baila a amante do marido. De cuja existência, obviamente, a mulher não tinha a menor idéia.

Pois bem. A renda mensal de Margaret e seu marido atencioso porém infiel é boa, o padrão de vida é alto, moram numa bela casa de um subúrbio distante de Nova York, têm uma filha no início da adolescência com todas as características de uma menina em início da adolescência de padrão de vida alto. Por uma dessas coincidências da vida, a assistente social topa, no hospital em que trabalha, com um bebê negro, abandonado pela mãe numa caixa de lixo com três dias de idade.

O filme começa com um longo plano feito de helicóptero sobre Nova York – e o plano lembra muito, e provavelmente por intenção, mesmo, o plano inicial de West Side Story. Vemos os arranha-céus riquíssimos da capital do planeta, à noite. Depois vamos nos afastando da parte rica de Manhattan, em direção à periferia, aos cortiços. Aí temos a cena em que a mãe, Khaila (Halle Berry), abandona a criança. Ela vive num cortiço de negros lumpen, drogados, aquela miséria absolutamente miserável que a gente conhece bem aqui no Brasil, mas que está lá, a poucos quilômetros da Times Square, do centrinho da capital do mundo. A mãe está precisando de crack, e por isso deixa o bebê em uma caixa junto às latas de lixo. Corta, estamos de manhã, e chegam os lixeiros. No momento em que a lâmina do caminhão de lixo vai triturar a caixa, o bebê chora. Corta, e estamos no hospital em que a assistente social Margaret trabalha.

A mãe do bebê – Isaiah é o nome dele – é presa pouco depois, roubando um supermercado. Não tenta ir atrás do garoto porque tem certeza de que ele está morto.

A família branca e rica adota o bebê negro filho da viciada em crack. Passam-se três anos; Khaila, a mãe biológica, se recupera na cadeia e na saída dela, se livra da droga, e quer o filho de volta. Procura advogado, vai à Justiça.

alosing1Aí entra a parte política da história. O hoje organizadíssimo movimento negro americano entra em cena. Os defensores dos direitos dos agora chamados afro-americanos percebem que é um caso exemplar, um caso politicamente exemplar, e vão à luta. Arranjam dinheiro para sustentar Khaila no período do julgamento. Colocam-na numa casa simples, mas digna. Preparam-na psicologicamente. Impedem que ela veja um paquerador por quem ela está até interessada, porque isso poderia contar pontos contra ela. Na hora das audiências, dão nela um baita banho de loja.

Toda a defesa de Khaila é baseada na premissa de que negro tem que viver com negros – além, é claro, de no fato de que a mãe se recuperou, está pronta para a vida em sociedade, etc. É uma coisa horrorosa, patética, nojenta – mas é assim, naquela sociedade mais rica e avançada que já houve em cima deste planeta.

Há diálogos muito fortes, muito bons. O duelo entre o advogado negro da mãe negra com a mãe branca é de arrepiar. Margaret, a mãe branca, mete o dedo fundo na ferida. Faz um discurso: “Mas aqui só se está falando da cor da pele. Não se falou um momento aqui de amor, de carinho. Onde é que entram amor e carinho aqui? Isso não é politicamente correto?”

Essa cena é antológica. No momento seguinte, advogado racista e mãe branca carinhosa descem para a porta da garagem do tribunal, para fumar – claro, é proibido fumar no tribunal. Chove torrencialmente; os dois têm que ficar juntos, lado a lado. Um está sem isqueiro, o outro acende o cigarro. Corta.

Um brilho.

É o advogado negro e politicamente correto que traz à baila o fato de que o marido de Margaret teve uma amante.

Mary e eu nos perguntávamos como é que o diretor iria sair dessa enrascada. Numa questão complexa como essa, de quem ele iria tomar partido?

A juíza que decide a sorte de duas mulheres, uma criança, um marido e uma irmã de criação é branca, mas filha de imigrantes, provavelmente poloneses, pelo nome. Ela decide pela mãe biológica.

Pouco antes da decisão da juíza, eu cantei: ele vai optar pela saída Kramer x Kramer.

          Se você não viu o filme, não leia a partir de agora

 Em termos. Mais ou menos. Na verdade, vai além. O menino vai para a casa da mãe biológica, sofre pra caralho. A mãe biológica chama a mãe de verdade, pede a ajuda dela. Na cena final, estão as duas com o menino na sala de aula da escola de negros, ele feliz de reencontrar a mãe que o criou, começando pela primeira vez a se soltar lá dentro. E entra uma frase do profeta Isaías, Isaiah, do tipo: E que a criancinha determine o caminho.

O diretor Stephen Gyllenhaal, nascido em 1949, é pai de Jake e Maggie Gyllenhaal, dois bons atores, com carreiras sólidas nesta primeira década do século XXI. Antes deste O Destino de Uma Vida/Losing Isaiah, tinha feito outro bom filme, Uma Mulher Perigosa/A Dangerous Woman, com a extraordinária Debra Winger no papel de uma mulher com retardamento mental. Depois, faria vários filmes para a TV, e, que eu saiba, nenhum excepcional. O roteiro deste O Destino de Uma Vida, assim como o de Uma Mulher Perigosa, foi escrito por Naomi Foner, mulher do diretor e mãe de Jake e Maggie.

O Destino de Uma Vida/Losing Isaiah

De Stephen Gyllenhaal, EUA, 1995.

Com Jessica Lange, David Strathairn, Halle Berry, Samuel L. Jackson

Rot Naomi Foner

Bas na novela de Seth Margolis

Cor, 111 min.

 

Nota: ★★★☆

11 Comentários para “O Destino de uma Vida / Losing Isaiah”

  1. Oi! Adorei ler o texto, me ajudou muito a entender algumas dúvidas que sobraram depois de ver este belo e envolvente filme. Assisti o filme ontem, só que infelizmente no idioma francês que eu não domino – pq não achei em Pt – confesso que fiquei boiando nos diálogos do tribunal. Lendo a sua resenha deu pra ter uma noção do que acontece lá dentro. Gostei muito do: “O Destino de uma Vida” e gostaria de saber onde você o adquiriu, pois como amante de bons filmes do gênero gostaria de tê-lo em casa, pois ficou a sensação de que vi uma obra incompleta.
    Abraços e parabéns pela escrita gostosa de ler!
    *Ah! Eu tb torci enlouquecidamente pela mãe branca, é daqueles filmes que não dá pra saber o veredicto, eu gosto…rs!

  2. Cara Márcia, muito obrigado pela mensagem extremamente simpática. Que legal que você gostou do texto – e que gostou do filme, do qual eu também gostei muito.
    Parece que o filme foi lançado em vídeo no Brasil, em 1996, na época do VHS. Mas não está disponível em DVD em duas boas lojas brasileiras da internet que consultei. Você pode, se tiver interesse, comprar no Amazon.
    Um abraço.

  3. Obrigada Sérgio pela gentileza da resposta.
    Pois é, que pena que não tem o DVD pra comprar. Tem tanto lixo antigo por aí circulando, e um filme deste porte, não tem!
    Eu joguei fora meu Vídeo Cassete, mas qdo retornar ao Br eu vou querer sim, até vou deixar anotado, no caso de um possível esquecimento.
    Abraços!

  4. Sou colecionadora de filmes.Tenho no momento oitocentos filmes original e procuro enlouquecidamente este filme “O destino de uma vida”.Ja revirei o google, as lojas e nada localizei.Lendo sua materia aqui, nas minhas centenas de pesquisas pelo google, eis q me surge um anjo,me exclarecendo q o filme não existe em dvd…rss…obrigada! porque só assim eu descanso um pouco da minha procura por uma coisa q não existe!
    Que pena q não existe! enquanto não existir minha coleção ficara com deficiência.Porque este filme “O DESTINO DE UMA VIDA”. é muito importante para mim.
    Se eu pelo menos encontrasse em vhs, eu compraria, mais nem assim encontrei.
    ABraços.

  5. Obrigado Sérgio.Agora minha coleção ficara completa.Um beijo bem grande no seu coração.Valeu!

  6. Desde a primeira vez que li sobre esse filme aqui no site, fiquei com vontade de assistir, mas não encontrei na minha “locadora”.
    Este ano resolvi procurar de novo e achei. Gostei. Detestei a decisão da juíza. Não entendo essa coisa de devolverem a criança para os pais biológicos – e isso vale para qualquer situação, não estou falando só do filme. Confesso que fiquei com um pouco de pena dela, mesmo torcendo contra, mas como ela iria ter algum afeto pelo menino e ele por ela, se eles nunca haviam convivido? Se ela o rejeitou desde a gravidez? Como disse o Contardo numa de suas colunas, o amor entre pais e filhos tb tem que ser conquistado e merecido.

    Engraçado que a “moda” de abandonar bebês no lixo ainda não tinha pego aqui no Brasil, nessa época, mas não pude deixar de lembrar dos casos mais conhecidos.

    Estranho como em nenhum momento se fala em racismo. Se fosse uma mãe branca querendo de volta o filho branco criado por negros, então seria racismo, na certa.

    Gostei da relação da irmã mais velha com o menino. Apesar de demonstrar ciúme, no começo, depois o relacionamento ficou bem legal. Ela tinha bastante paciência com ele.

    As cenas que vc destacou tb me chamaram a atenção: a forma como foi mostrado que o marido tinha uma amante, e advogado e mãe adotiva fumando juntos, fora do tribunal.

    Interessante ver Halle Berry ainda desconhecida do grande público (e ainda sem plástica no nariz) e tb o Cuba Gooding Jr (que nem aparece na sua ficha).
    Não sabia que o pai do Jake e da Maggie era diretor.

  7. ESSE FILME É LINDOO. E MTO EMOCIONANTE ….

    ADORO SE TIVER DE ASSISTIR 100 VEZES EU ASSISTO !!!!

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *