
Nota: 



Anotação em 1996: O filme ganhou o Urso de Ouro em Berlim e os Globo de Ouro de Filme e Roteiro, além de sete indicações para o Oscar. É um grande prazer para os olhos, visualmente uma pérola, cenografia e fotografia esplêndidas, elenco excelente – com superlativos para Emma, essa atriz absolutamente brilhante, e para Kate Winslet.
É incrível como Ang Lee, depois de três filmes sobre temas que domina, a cultura dos chineses de Taiwan e suas experiências nos Estados Unidos, consegue fazer um filme de época absolutamente inglês, que James Ivory assinaria com o maior prazer.
Visualmente, o filme é tão fantástico quanto Retorno a Howards End, por exemplo, e lembra muito, também, a mais nova versão de Adoráveis Mulheres/Little Women, com Susan Sarandon e Winona Ryder, já que a Nova Inglaterra se parecia tanto com a velha, no século XIX. E expõe alguma crítica aos valores da época, o apego ao dinheiro e às aparências – mas, ao contrário dos filmes de Ivory, e ao contrário de Na Época da Inocência, de Scorsese, sua principal preocupação não é denunciar os mecanismos repressores da sociedade, mas sim apenas contar uma bela história. De qualquer forma, a bela história é contada com sutileza, charme, elegância, estilo e muita competência.
Depois de ter escrito essas primeiras impressões, li uma entrevista de Ang Lee em que ele diz que o James Ivory era mais indicado para o trabalho.
Fiz uma resenha curtíssima do filme para a revista Barbara (o tamanho era sempre mínimo), junto com A Excêntrica Família de Antônia e Os Últimos Passos de um Homem, da mesma safra e do mesmo Oscar.
Razão e Sensibilidade/Sense and Sensibility
De Ang Lee, EUA-Inglaterra, 1995.
Com Emma Thompson, Kate Winslet, Alan Rickman, Hugh Grant Gemma Jones.
Roteiro Emma Thompson
Bas na novela de Jane Austen (de 1811)
Música John Patrick
Cor, 136 min.
***1/2
Título em Portugal: Sensibilidade e Bom Senso
3 Trackbacks
[...] hoje americano Ang Lee fez uma dos mais preciosos filmes baseados na inglesérrima Jane Austen, Razão e Sensibilidade – não por coincidência, baseado em um roteiro de Emma Thompson. O americanérrimo Burt [...]
[...] (Voltar a Morrer/Dead Again, Hamlet e Muito Barulho Por Nada/Much Ado About Nothing), Ang Lee (Razão e Sensibilidade/Sense and Sensibility) e Robert Altman (Assassinato em Gosford Park/Gosford [...]
[...] anteriores: valeu a pena refilmar. Este filme é um brilho – assim como foi um brilho o Razão e Sensibilidade/Sense and Sensibility dirigido por Ang Lee em 1995, com roteiro de Emma Thompson, e com ela, Kate Winslet, Tom Wilkinson [...]