Desafio no Bronx / A Bronx Tale


Nota: ★★★★

Anotação em 1996: No seu primeiro filme como diretor, De Niro fala de temas que estão em alguns de seus grandes filmes como ator, como Era Uma Vez na América, Bons Companheiros, Mean Streets: crescer nos bairros de Nova York em meio aos gângesters e à violência. E se revela um diretor talentoso. Mais do que isso, se revela um diretor sensível, sério, mais interessado no interior dos personagens que em ação. O fato de ter escolhido a história de Palminteri já é prova disso. Mas no trabalho de direção ele evidencia, o tempo todo, essa opção preferencial pelo mais importante – mesmo indo contra as regras da bilheteria.

         A história de Palminteri é brilhante. É a história (contada com a voz do personagem adulto em off) de um garoto, Calogero, que aos oito anos, em 1960, no Bronx da imigração italiana, oscila entre a admiração pelo pai, homem honesto, motorista de ônibus (interpretado por De Niro), e a admiração muito maior por Sonny, o gângster local (interpretado pelo próprio Palminteri). Ele presencia de muito perto, da escada do seu prédio, a cena em que Sonny assassina um homem; interrogado pela polícia, não dedura ninguém, porque esta é a lei. E com isso passa a ser protegido do gângester. Há um corte, e o filme passa a mostrar os mesmos personagens oito anos mais tarde.

         O peso de tudo é a formação do caráter da rapaz, com os exemplos do pai honesto e pobre e do gângester bem sucedido. O fantástico do texto de Palminteri (bem realçado pelo diretor De Niro) é o antimaniqueísmo. O gângester tem bom coração, dá bons conselhos ao garoto – inclusive que ele deve estudar e não deve ser criminoso como ele próprio. Não é racista, aprova o namoro do filho de imigrantes italianos com uma negra – ao contrário do pai, que é basicamente um homem bom mas é racista.

         Uma bela lição de cinema. E de vida.

         O IMDB tem uma informação interessante. Diz lá: “A história, escrita por Chazz Palminteri, é adaptada da sua peça autobiográfica para um único ator. Seu nome real é Calogero Lorenzo Palminteri. Quando Robert De Niro quis comprar os direitos para filmar, Palminteri exigiu escrever o roteiro e fazer o papel de Sonny.”

Desafio no Bronx/A Bronx Tale

De Robert De Niro, EUA, 1993.

Com Robert De Niro, Chazz Palminteri, Joe Pesci

Roteiro Chazz Palminteri, baseado em peça de sua autoria

Fotografia Reynaldo Villalobos

Cor, 121 min.

Postar um Comentário

O seu email nunca é publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

*
*