Queridas Amigas / Édes Emma, drága Böbe – vázlatok, aktok


Nota: ★★★½

Anotação em 1993, com complemento em 2008: Pesado, triste e muito bom filme do diretor István Szabó sobre a Hungria logo após a queda do comunismo, no momento da passagem de volta para o capitalismo.

Quando voltou a seu país natal para fazer este filme, o cineasta húngaro já havia adquirido fama e respeito internacionais com Mephisto, de 1981, Coronel Redl, de 1985, e Encontro com Vênus, de 1991 – todos os três grandes co-produções internacionais, lançadas em todo o mundo. Este aqui é em tudo diferente desses três anteriores que garantiram a Szabó a admiração geral; não é um afresco, um painel; é um pequeno retrato; não é um espetáculo para dezenas de atores, é todo em tom menor, centrado na amizade de duas mulheres que vivem no seu dia-a-dia a passagem de um mundo para outro.

zzemmaAo contrário do que seria de se esperar, não se comemora com fanfarras o fim do regime totalitário, o fim dos grilhões, a volta à liberdade plena. Mostra a perplexidade das pessoas comuns diante da mudança radical de tudo à sua volta – e tem até mesmo um tom melancólico com a perda do valor da solidariedade entre as pessoas, o sonho que não se conseguiu realizar.

Um belíssimo diálogo me pareceu resumir a visão de Szabó sobre aquele momento de profunda mudança. Uma das amigas, a querida Böbe do título original, pergunta à outra, a doce Emma; o que ela quer da vida, e ela diz: “Uma sociedade fraterna; que apreciem o que eu faço”. E Böbe responde: “Isso não vale mais nada. O que vale agora é o dinheiro e as coisas materiais que você possui”.

Queridas Amigas/Édes Emma, drága Böbe – vázlatok, aktok

De István Szabó, Hungria, 1992

Com Johanna ter Steege (Emma), Enikö Börcsök (Böbe)

Roteiro István Szabó e Andrea Vészits

Cor, 78 min

6 Comentários para “Queridas Amigas / Édes Emma, drága Böbe – vázlatok, aktok”

  1. Oi, Sergio

    Tudo bem ? Estava procurando informações sobre “Queridas Amigas” e acabei no teu site. Adorei este filme, mas nunca cosegui revê-lo. Estive na Hungria por duas vezes, logo após a mudança do regime para uma reportagem e alguns anos depois em viagem ao Leste Europeu de férias. A lembrança de tudo é muito forte e o filme um resumo marcante do que vi e vivi por lá. Alguma dica de como conseguir revê-lo? Abração e bom feriado. Fátima

  2. Fátima, querida, que delícia você encontrar meu site!
    A anotação sobre “Queridas Amigas” é bem pequena. É de muito antes de eu ter um site sobre filmes, do tempo em que fazia anotações só para mim mesmo, para guardar, para ter um registro. Hoje, sem dúvida faria uma anotação muito maior.
    Acho que vai ser difícil você encontrar o DVD do filme. Dei uma olhada no site da 2001 Vídeo, que tem um acervo muito grande, com muita coisa do cinema europeu, e eles não têm o filme.
    Talvez você possa encontrá-lo em site do exterior, tipo Amazon, ou Fnac francesa – o filme se chamou “Chère Emma” na França.
    Ou talvez você possa achá-lo no YouTube.
    Sérgio

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *