Retratos da Vida / Les Uns et les Autres


Nota: ★★★★

Anotação em 1983: E a crítica que não toque na poesia, disse Caetano Veloso, o ídolo mais incensado pela crítica deste país. E a crítica que não toque na poesia. Prepotente, dono da verdade, o pavão não quer que ninguém diga que ele tem os pés feios. Ele adora o seu umbigo, os seus pés; que ninguém toque neles. Quem diria. Caetano, o que dizia que é proibido proibir, o que queria derrubar as prateleiras, as estantes, louças, livros, sim. Agora ele diz não a quem diz não a ele.

E, no entanto, que a crítica não toque na poesia. Quer dizer, a crítica jamais chega de fato a tocar a poesia. Não chega lá. Pode tentar tocar, à vontade. É proibido proibir. Em frente, senhores críticos, apesar do que diz nosso segundo maior compositor popular. Critiquem à vontade. Façam o seu ofício, exerçam sua profissão. Bela profissão de merda. Mas jamais vão conseguir de fato tocar a poesia.

Esses pensamentos me vêem à cabeça porque, a caminho do Cine Belas Artes, li na IstoÉ novinha em folha a crítica de Zé Márcio Penido ao último Lelouch, Les Uns et Les Autres. Depois de três horas de puro encantamento, de pura alegria, saí do Cine Belas Artes assobiando embaixo de uma chuva digna de musical da Metro. E vim pensando no verso do Caetano Veloso, e nas imbecilidades que o Zé Márcio Penido escreveu sobre o último Lelouch, e sobre as imbecilidades que eu escrevo sobre a poesia dos outros, e sobre la vie l’amour la mort.

Antes de o filme começar, Lelouch adverte os espectadores de que só existem duas ou três histórias na vida. E em seguida nos conta umas dez histórias, na realidade variações das duas ou três únicas histórias que existem na vida. Que vida é isto aí, nos adverte o terceiro maior músico popular deste país, sem precisar ficar puto com a crítica, porque ele sabe, ele deve saber, com a sabedoria mineira que Minas lhe deu, que a crítica pode tentar tocar na poesia à vontade, o problema é que nenhuma crítica chega aos pés da poesia. Que a vida é isto aí: a gente nasce, cresce, morre e não é feliz, como dizia o Paulo José num diálogo inesquecível de Todas as Mulheres do Mundo. Às vezes até é feliz, nos diz Lelouch, um otimista inveterado; ou quase sempre é feliz. Eu era feliz e não sabia.

A vida é isto aí: a gente nasce, cresce, tem filhos, é ou não é feliz, e morre. Tem gente que sabe dizer a beleza que existe entre um e outro verbo, está aí Milton Nascimento pra não me deixar mentir. Está aí Claude Lelouch, pra deixar a gente feliz, feliz, feliz, numa noite feia de muito frio e muita chuva na melhor cidade da América do Sul.

Um novelão, disse Zé Márcio Penido. Ora, mas que grande babaca. Não que ele não tenha o direito de dizer quantas asneiras quiser; que ele diga todas as asneiras a que tiver direito. Ele não deve é interferir na minha relação com a poesia, na relação das pessoas, dos leitores, dos espectadores, com a obra de arte.

Lelouch é um mágico. Não é só um artista, um artesão maravilhoso. É um mágico.

Tem 20 filmes que ele vem sempre dizendo a mesma coisa: as pessoas nascem, crescem, têm filhos (ou não), são felizes (ou não) e morrem. Não há mais nada a dizer. Há? Não, existem só duas ou três histórias. O resto é mágica, amor, felicidade, infelicidade, encontro, desencontro, sonho, beleza. Dona Regina disse há poucos dias que se sente frustrada, puta da vida, por não ser poeta. Entendi isso quando saí do Cine Belas Artes. Claro, eu também queria ser mágico como Lelouch. Eu também queria transmitir essa mágica sensação de amor que ele transmite a milhares de pessoas de uma só vez. Não sou, e daí? Sou capaz de ser feliz, muito mais feliz que os críticos de cinema, que têm que falar besteiras sobre a mágica que os outros conseguem criar e eles não; sou capaz de ser feliz porque sou capaz de receber a mágica na minha cabeça.

A gente nasce, cresce, tem o dom de receber a mágica antes que a corda bamba nos solte – ou não. Prefiro o sim.    

Retratos da Vida/Les Uns et Les Autres

De Claude Lelouch, França, 1981

Com Robert Hossein, Nicole Garcia, Geraldine Chaplin, James Caan, Fanny Ardant, Jean-Claude Brialy, Macha Méril, Francis Huster, Evelyne Bouix

Argumento e roteiro Claude Lelouch

Música Francis Lai e Michel Legrand

Cor, 184 min

12 Comentários

  1. ABRUZZI
    Postado em 29 agosto 2008 às 11:40 pm | Permalink

    BOA NOITE
    É MARAVILHOSO, LER , APOS 25 ANOS DA
    APRESENTAÇÃO DESTE FILME NAS TELAS , QUE UMA PESSOA SENSSIVEL , ESCREVEU BEM DESTE FILME.RATIFICANDO A MINHA NOÇÃO QUE EU ESTAVA CERTO EM ADMIRAR ESTE FILME NA OCASIÃO.

  2. de
    Postado em 4 setembro 2008 às 2:25 pm | Permalink

    Que delícia ler o seu comentário que me fez voltar no tempo e de rever o filme que gosto muito.
    Obrigada pelo momento mágico.

  3. Fernando Almeida
    Postado em 21 setembro 2008 às 9:49 pm | Permalink

    Vi o filme Les Uns et Les Autres, na Cidade do Porto, nos inícios dos anos 80, e a partir daí, elegi o Bolero de Ravel, como a minha música predilecta… Habituado a ver filmes doutras nacionalidades, e géneros diferentes, fiquei deslumbrado com o filme de Claude Lelouch, que conseguiu transmitir neste filme, todas as emoções humanas: história, amor, ódio, guerra, poesia, arte, encantamento, alegria, magia, e sobretudo a música, sempre omnipresente nas notas de Ravel. Hoje tenho setenta anos, mas nunca me esqueci do filme, que vi há cerca de trinta anos. E, hoje, quando a saudade aperta, ouço no meu Sony o Bolero de Ravel… Rio Tinto, 22/09/2008 Fernando@lmeida*

  4. valdir sanches
    Postado em 23 setembro 2008 às 6:44 pm | Permalink

    Sérgio Vaz: Fiquei encantado com seu texto primoroso, partilhei com você a magia de sair do cinema assobiando, e adorei – esta é a palavra – a maneira como você nos revela a poesia da obra do Lelouch. Mas, como é mesmo o filme?

  5. Lídia
    Postado em 22 junho 2009 às 9:15 am | Permalink

    Alguém poderia me dizer quem foi o coreógrafo do balé deste filme?

  6. Sérgio Vaz
    Postado em 22 junho 2009 às 1:50 pm | Permalink

    O coreógrafo foi o francês Maurice Béjart (1927-2007), que fez diversos trabalhos com o bailarino Jorge Donn e criou a companhia Le Ballet du XXe Siècle.

  7. Maria da Gloria
    Postado em 9 agosto 2009 às 3:23 pm | Permalink

    Este filme é lindo, eu vi várias vezes.
    A música é linda!

  8. Maria B.Marques
    Postado em 10 março 2011 às 5:41 pm | Permalink

    Oi Sergio! Tem gente aí reclamando que você gostou mas não contou “Retratos da Vida”. Saiu feliz debaixo de chuva na “Melhor cidade da América do Sul”.Nisso não concordo, não acho agora e muito menos quando lá vivi. Mas o filme é espetcular.!!! Comentário atrasado? É que comprei essa maravilha há alguns dias e não havia visto antes. E como você é fã de Lelouch, está coberto de razão…

  9. Sérgio Vaz
    Postado em 10 março 2011 às 7:50 pm | Permalink

    De fato, cara Maria, falo de um bando de coisas e não falo direito do filme… É uma anotação muito antiga, que fiz para mim mesmo, apenas, muito antes de imaginar que criaria um site sobre filmes… Mas aí, quando fiz o site, resolvi usar o texto antigo… Preciso rever o filme e fazer uma nova anotação…
    É uma beleza, não é?
    Um abraço.
    Sérgio

  10. Amitaf
    Postado em 13 março 2011 às 3:31 pm | Permalink

    Les uns et les autres é uma obra de arte. É algo para ser lembrado, visto e admirado sempre , pois o belo é atemporal. Amo este filme, pois ele mexe com todos meus sentidos, com todo meu Ser. Meu muito obrigada ao Claude Lelouch, Maurice Béjart e a todos que nos propocionou esta maravilha.

  11. maria das graças
    Postado em 29 maio 2011 às 3:57 pm | Permalink

    fotos,reais de uma vida real retratada nas telas , não podemos esquecer jamais,falo para os amigos; hoje para oa minha netas a emoção que sinto sempre que escuto ou sussuro o bolero de Ravel….

  12. Giselle
    Postado em 5 janeiro 2012 às 12:58 pm | Permalink

    Quando este filme foi lançado eu tinha 16 anos. Fui ao Belas Artes quatro vezes, e saía do cinema cada vez mais extasiada. Passei mais de 20 anos alugando o vídeo nas locadoras (quando o encontrava) até que, finalmente, foi lançado em DVD. Não é um filme, é uma obra-prima. Parabéns pela sua crítica, pena que só encontrei seu blog agora! Abraços Giselle

9 Trackbacks

  1. Por 50 Anos de Filmes » Toda uma Vida / Toute une Vie em 22 novembro 2009 às 11:21 pm

    […] uma Vida é assim um exercício de estilo, um ensaio para o que Lelouch iria fazer depois em Retratos da Vida/Les Uns et les Autres, seu painel definitivo do século XX – definitivo até ele fazer outro painel do século em Os […]

  2. […] especial em Toda uma Vida/Toute une Vie, Se Tivesse que Refazer tudo/Si c’était a Refaire e Retratos da Vida/Les Uns et les Autres. E Kieslowski construiu seu canto do cisne, A Fraternidade é Vermelha/Trois Couleurs: Rouge todo […]

  3. […] dominava a imagem e passou também para as histórias, ele adora um emaranhado de histórias, como Retratos da Vida/Les Uns et les Autres, um painel do século com histórias nos Estados Unidos, na França, na Rússia, desde a invenção […]

  4. […] outra coisa é um lamento: pobre Geraldine Chaplin, essa figura legendária. Tudo bem que ela tem uma relação forte com a Espanha, viveu lá, foi […]

  5. […] complexas, com subtramas e mais subtramas, como Um Homem, Uma Mulher Vinte Anos Depois, ou Retratos da Vida, de 1986, ou Os Miseráveis, de 1995, envolvem pessoas dinâmicas, ativas, produtivas, que […]

  6. Por 50 Anos de Filmes » O Concerto / Le Concert em 22 novembro 2011 às 4:03 pm

    […] e o horror dos regimes totalitários –, me fez lembrar de outras obras-primas: Hair, Amadeus, Retratos da Vida. Três outros desses raríssimos filmes que, como O Concerto, me fizeram […]

  7. […] de autoria de um realizador que a crítica adora hostilizar – Claude Lelouch. O filme, claro, é Les Uns et les Autres, no Brasil Retratos da Vida, que se encerra com o bailarino Jorge Donn executando coreografia de […]

  8. […] tomadas de uma outra obra sua, Toda uma Vida, de 1974. Incrustou também uma cena de outro filme, Retratos da Vida/Les Uns et Les Autres, de 1981, e, ao final da narrativa, colocou close-ups dos atores que atuaram em suas dezenas de […]

  9. […] no cinema. Pretty girl on train. Um ano depois, em 1981, ela apareceria, também numa ponta, em Retratos da Vida/Les Uns et Les Autres, de Lelouch. Levaria ainda 11 anos para, em 1992,  cruzar as pernas sem calcinha diante de um […]

Postar um Comentário

O seu email nunca é publicado ou compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com um *

*
*